Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS
Resumo
Ao longo do texto são apontados aspectos que evidenciam a relevância do debate ético no contexto social e vinculam esse debate à possibilidade da presença da ética filosófica como componente curricular escolar. Num percurso de justificação do debate sobre dilemas éticos em sala de aula aborda-se o trabalho desenvolvido pelo PIBID Filosofia da UCS e as estratégicas didático-pedagógicas utilizadas para promover uma melhor aprendizagem da ética. O ponto de partida do artigo é a apresentação da ética como processo deliberativo do sujeito na sociedade. Daí passa-se a questionamentos sobre possibilidades formativas desse sujeito, dando-se ênfase ao papel da disciplina de Filosofia, que possui na ética um de seus componentes curriculares. Nesse contexto aborda-se a experiência do PIBID como etapa de formação de professores – aqui especialmente atendo-nos ao professor de Filosofia. É com esse conjunto de elementos que o artigo apresenta possibilidades para a atuação do docente em Filosofia quando do atendimento de componentes curriculares ligados à formação ética.Downloads
Publicado
2018-03-22
Como Citar
Biasoli, L. F., & Carbonara, V. (2018). Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 17–20. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6083
Edição
Seção
Comunicação Curta
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.