Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS
Resumen
Ao longo do texto são apontados aspectos que evidenciam a relevância do debate ético no contexto social e vinculam esse debate à possibilidade da presença da ética filosófica como componente curricular escolar. Num percurso de justificação do debate sobre dilemas éticos em sala de aula aborda-se o trabalho desenvolvido pelo PIBID Filosofia da UCS e as estratégicas didático-pedagógicas utilizadas para promover uma melhor aprendizagem da ética. O ponto de partida do artigo é a apresentação da ética como processo deliberativo do sujeito na sociedade. Daí passa-se a questionamentos sobre possibilidades formativas desse sujeito, dando-se ênfase ao papel da disciplina de Filosofia, que possui na ética um de seus componentes curriculares. Nesse contexto aborda-se a experiência do PIBID como etapa de formação de professores – aqui especialmente atendo-nos ao professor de Filosofia. É com esse conjunto de elementos que o artigo apresenta possibilidades para a atuação do docente em Filosofia quando do atendimento de componentes curriculares ligados à formação ética.Descargas
Publicado
2018-03-22
Cómo citar
Biasoli, L. F., & Carbonara, V. (2018). Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 3(5), 17–20. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6083
Número
Sección
Comunicaciones Cortas
Licencia
Derechos de autor 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.