Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte da implementação de um ensino de qualidade, visando incentivar a formação de professores, inserindo o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública. O programa tem beneficiado os educandos nas escolas e os bolsistas de licenciatura que aprofundam o conhecimento adquirido na universidade. O presente trabalho teve como objetivos avaliar a atuação do PIBID - Biologia/UCS (Caxias do Sul) nas instituições parceiras - Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini e Colégio Estadual Imigrante (RS/Brasil) - e verificar a contribuição das atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A atuação do PIBID-Biologia foi satisfatória e relevante nesse processo. As informações obtidas serão fundamentais para uma atuação mais eficiente dos integrantes do programa. Também foi possível verificar e refletir sobre as atividades práticas que mais estimularam os estudantes e que, consequentemente, favoreceram a participação e a aprendizagem dos discentes. O PIBID é essencial a boas práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula, pois promove a troca de experiências entre os docentes das escolas e bolsistas, incentivando a busca constante por atividades didáticas significativas.Downloads
Publicado
2018-03-22
Como Citar
Azevedo Filho, W. S., Rodrigues, A. F., & Pasinato, G. A. (2018). Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 3(5), 9–12. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6081
Edição
Seção
Comunicação Curta
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.