Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil

Autores/as

  • Wilson Sampaio Azevedo Filho Universidade de Caxias do Sul
  • Angélica Ferrari Rodrigues Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini
  • Grasiela Aparecida Pasinato Colégio Estadual Imigrante

Resumen

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte da implementação de um ensino de qualidade, visando incentivar a formação de professores, inserindo o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública. O programa tem beneficiado os educandos nas escolas e os bolsistas de licenciatura que aprofundam o conhecimento adquirido na universidade. O presente trabalho teve como objetivos avaliar a atuação do PIBID - Biologia/UCS (Caxias do Sul) nas instituições parceiras - Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini e Colégio Estadual Imigrante (RS/Brasil) - e verificar a contribuição das atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A atuação do PIBID-Biologia foi satisfatória e relevante nesse processo. As informações obtidas serão fundamentais para uma atuação mais eficiente dos integrantes do programa. Também foi possível verificar e refletir sobre as atividades práticas que mais estimularam os estudantes e que, consequentemente, favoreceram a participação e a aprendizagem dos discentes. O PIBID é essencial a boas práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula, pois promove a troca de experiências entre os docentes das escolas e bolsistas, incentivando a busca constante por atividades didáticas significativas.

Biografía del autor/a

Wilson Sampaio Azevedo Filho, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Subprojeto Ciências Biológicas Caxias/PIBID-UCS

Angélica Ferrari Rodrigues, Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini

Supervisora PIBID - CAPES - Biologia/UCS na Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini

Grasiela Aparecida Pasinato, Colégio Estadual Imigrante

Supervisora PIBID - CAPES - Biologia/UCS no Colégio Estadual Imigrante

Publicado

2018-03-22

Cómo citar

Azevedo Filho, W. S., Rodrigues, A. F., & Pasinato, G. A. (2018). Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 3(5), 9–12. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6081