Ensino Remoto Emergencial na Pandemia: uma Análise a partir da Revisão Bibliométrica de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.02Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de COVID-19, Revisão Bibliométrica da Literatura, TDICResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a adoção do ensino remoto emergencial na Pandemia Covid-19. Para isso, utilizou-se da revisão bibliométrica de literatura, que buscou responder aos seguintes questionamentos, principalmente no âmbito do ensino superior: (Q1) Quais as implicações do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino remoto emergencial? e (Q2) Como os professores estão lidando com a transição para o ensino remoto emergencial em decorrência da pandemia? Os dados foram coletados em 2(duas) bases de dados: Web of Sicence e Scopus, e o mapeamento desses dados foram feitos através do software VOSviewer. A análise das pesquisas desenvolvidas revelou as dificuldades apresentadas pelos professores durante a transição para o ensino remoto emergencial, que os fizeram adotar atividades mais interativas e apoiadas pela aplicação de algumas metodologias ativas. Como resultado, constatou-se que apesar do despreparo dos professores para o ensino remoto emergencial, eles foram capazes de gerenciar um trabalho de aprendizagem online. E que muitos dos problemas apontados pelos estudiosos no Líbano, Japão e Índia, com relação a transição para o ensino remoto emergencial, aplicam-se às dificuldades enfrentadas no Brasil, considerando as particularidades de cada país e o contexto em que foram desenvolvidas as pesquisas.
Referências
Brasil (2020). Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento das instituições de ensino. Portal do Ministério da Educação. Brasília, DF, Disponível em: http://portal.mec.gov.br/coronavirus/. Acesso em: 30 jan. 2021.
Gusso, et al. (2020). Ensino Superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Debates & Polêmicas. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e238957. DOI:https://doi.org/10.1590/ES.238957. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pBY83877ZkLxLM84gtk4r3f/?lang=pt . Acesso em: 23 mar.2021.
Izumi,T.,Sukhwani,V., Surjan ,A.,& Shaw,R. ( 2021). Managing and responding to pandemics in higher educational institutions: initial learning from COVID-19. International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment. Vol. 12 No. 1, pp. 51-66. Emerald Publishing Limited 1759-5908. DOI 10.1108/IJDRBE-06-2020-005. Disponível em:
https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJDRBE-06-2020-0054/full/pdf?title=managing-and-responding-to-pandemics-in-higher-educational-institutionsinitial-learning-from-covid-19 . Acesso em: 21 set. 2021.
Almeida, L.S.B., Silveira , R.M.C., Silva, B.C.N, Queiroz, J.V.R., & Oliveira,P.H.C.N. As universidades públicas brasileiras no contexto da pandemia: iniciativas e parcerias no enfrentamento da covid-19. Cadernos Gestão Pública e Cidadania | São Paulo | v. 25 | n. 82 |
-20 | e-82123 | 2020. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/82123/78325. Acesso em: 19 set.2021.
Freire, P. (Ed.). (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo, SP: Editora Paz e Terra.
Oliveira, J. (2020). Em meio à rotina de aulas remotas, professores relatam ansiedade e sobrecarga de
trabalho. El País, Madrid, Pandemia de Coronavírus, São Paulo, 21 maio 2020. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2020-05-21/em-meio-a-rotina-de-aulas-remotas-professoresrelatam-ansiedade-sobrecarga-de-trabalho.html. Acesso em: 23 set. 2021.
Silva, M.(org) (Ed.). (2006). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação corporativa. (2ª edição). São Paulo,SP, Brasil: Editora Loyola. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=TiYlzy3IM30C&oi=fnd&pg=PA11&dq=%22educa%C3%A7%C3%A3o+online%22marcos+silva&ots=OQXAaDzo4h&sig=TeJLsIx-3wVLGsQtxUfCF9Es3GQ#v=onepage&q=%22educa% C3%A7%C3%A3o%20online%22marcos%20silva&f=false . Acesso em: 20 mar.2021.
Trinta, F., Rego,P.A.L., & Viana, W. (2020). Teaching Development of Distributed Software during COVID-19: An experience report in Brazil. In: ACM International Conference Proceeding Series. Disponível em:
https://dl-acm-org.ez9.periodicos.capes.gov.br/doi/pdf/10.1145/3422392.3422480.
Acesso em: 02 mar. 2021.
Hodges,C., Moore,S., Lockee,B., Trust,T., & Bond,A. (2020). The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning. Acesso em: 29 mar. 2021.
Abou-Khalil,V.,Helou, S,Khalifé, E., Majumdar,R., Ogata ,H. (2020). Emergency remote teaching in low-resource contexts: How did teachers adapt?(Eds.). Proceedings of the 28 International Conference on Computers in Education. Asia-Pacific Society for Computers in Education. Disponível em: https://repository.kulib.kyotou.ac.jp/dspace/bitstream/2433/259784/1/ICCE2020.1_686.pdf .Acesso em: 22 mar.2021.
O`Flaherty , J., Phillips, C. (2015). The use of flipped classrooms in higher education: A scoping review. Internet and Higher Education,v.25 p. 85-95. DOI:https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2015.02.002. Disponível em:
https://www.lth.se/fileadmin/cee/Documents/Flaherty_and_Phillips_2015_Flipped.pdf . Acesso em: 03 abr. 2021.
Ferreira, R., & Morosini, M. (2019). Metodologias ativas: as evidências da formação continuada de docentes no ensino superior. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, e002543. DOI:https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2543. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2543/10773. Acesso em: 29 mar.2021.
Ramal, A. (2015). Sala de aula invertida: a educação do futuro. G1 Educação, Rio de Janeiro. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/salade-aula-invertidaeducacao-do-futuro.html . Acesso em: 26 mar. 2021.
Schmitz E.X.D.S., & Reis, S. C. D. (2018). Sala de aula invertida: investigação sobre o grau de familiaridade conceitual teórico-prático dos docentes da Universidade. ETD- Educação Temática Digital Campinas, SP v.20 n.1 p. 153-175. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648110/17498. Acesso em: 25 mar. 2021.
Bartolomé, A. Entornos de aprendizaje mixto em educación superior. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, RIED v.11:1, 2008, pp 15-51, I.S.S.N.: 1138-2783 AIESAD. Disponível em: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/955/874. Acesso em: 25 mar. 2021.
Miranda, L. A. V. (2005). Educação online: interacção e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. 2005. 382 f. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade do Minho, Braga. DOI: http://hdl.handle.net/10198/1120. Disponível em:
https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/1120/1/TeseDoutoramento_LuisaMiranda.pdf. Acesso em: 06 abr. 2021.
Muller, C., & Mildenberger, T. (2021). Facilitating flexible learning by replacing classroom time with an online learning environment: A systematic review of blended learning in higher education. Educational Research Review 34 100394. Disponível em: https://digitalcollection.zhaw.ch/bitstream/11475/22723/3/2021_Mueller-Mildenberger_Blendedlearning-higher-education.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021.
Paulino et al. (2019). Role-Play como Estratégia Pedagógica para Problematizar as Linhas de Cuidado Integral em Saúde aos Adolescentes e Jovens. Revista Brasileira de Educação Médica v.43 (1 Supl. 1) : 662-671. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v43n1s1/1981-5271-rbem-43-1-s1-0662.pdf. Acesso em: 26 mar. 2021.
Hernández Sampieri R.; Fernández Collado,C., & Baptista Lúcio,MP. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
Mohadab, E.M., Bouikhalene, B., & Safi S.(2020). Bibliometric method for mapping the state of the art of scientific production in Covid-19. Elsevier – Chaos, Soliton & Fractals- v. 139, 110052. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chaos.2020.110052 . Disponível em:
https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0960077920304495?token=FDC8FC57CCE5C12
AD96598B7776E50683A564E28D615B09B490F48F3A422789BE36DC884E80166C
B2619F907&originRegion=us-east-1&originCreation=20210505155739 . Acesso em: 23 mar. 2021.
Van Eck,N.J., & Waltman,L. (2020). Manual for VOSviewer version 1.6.16. Disponível em:
https://www.vosviewer.com/documentation/Manual_VOSviewer_1.6.16
.pdf . Acesso em: 24 mar. 2021.
Kannan,V., Warriem,J.,Majumdar,R., & Ogata,H.(2020). Learning dialogues orchestrated with BookRoll: A case study of undergraduate physics class during COVID-19 lockdown. In: Proceedings of the 28 International Conference on Computers in Education. Asia-Pacific
Society for Computers in Education. Disponível em: https://repository.kulib.kyotou.ac.jp/dspace/bitstream/2433/259791/1/ICCE2020.1_602.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.
Gorham,T., &Ogata,H. (2020) Professional learning community's views on accessibility during emergency remote teaching(Eds.). In: Proceedings of the 28 International Conference on Computers in Education. Asia-Pacific Society for Computers in Education. Disponível em: https://repository.kulib.kyotou.ac.jp/dspace/bitstream/2433/259807/1/ICCE2020.1_570.pdf . Acesso em: 28 mar. 2021.
Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019.(2019). Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília-DF – nº 239, quarta-feira 11 de dezembro de 2019. ISSN 1677-7042. Disponível em:
https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=11/12/2019&jornal=515&pagina=131 . Acesso em: 03 jul.2021.
Bertero, C.O. , Caldas, M.P.,& Júnior, T.W. (1999). Produção Científica em Administração de Empresas: Provocações, Insinuações e Contribuições para um Debate. RAC, v3, n.1, p.147-178. DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65551999000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/XMVyxFYJ3yjSbcGPhTLCMby/?lang=pt. Acesso: 03 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tarciana Sampaio, Natallya de Almeida Levino, Ibsen Mateus Bittencourt, Madson Monte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.