Educação na pandemia: um direito de todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.07

Palavras-chave:

Aulas remotas, Covid-19, Direitos Humanos, Educação

Resumo

O presente texto aborda os conceitos que permeiam o processo da aprendizagem durante o período de fechamento das escolas em virtude da pandemia da Covid-19. Portanto, a investigação objetiva-se compreender a educação como um direito humano essencial e garatido pela legislação brasileira vinculando-se com os cenários vivenciados por estudantes em situação de vulnerabilidade social para a continuidade do ensino de maneira remota. Trata-se de um levantamento bibliográfico, a partir de autores, pesquisas e dados científicos que evidenciam a relevância de uma educação para todos, de forma gratuita, acessível, pública e de responsabilidade do Estado, essencialmente durante o contexto vivenciado. Tendo em vista tais aspectos, é possível constatar que existem inúmeras consequências ocasionadas devido ao prolongamento do fechamento das escolas durante grande parte dos anos letivos de 2020 e 2021, em que destacam-se: interrupção do estudo e da alimentação, pais sem preparação e conhecimento para auxiliar os filhos, aumento na evasão escolar e do isolamento social e na lacuna na assistência às crianças. Por fim, é possível constatar que muitos sujeitos não tiveram acesso aos meios tecnológicos para permanecer estudando durante as aulas remotas emergenciais, na qual, assim resultou na violação dos direitos à educação.

Biografia do Autor

Tauana Cherutti, Universidade Feevale

Formada em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Feevale, em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter, especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade La Salle e mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Atualmente, é professora de Artes na Escola Santa Marina Educacional em Canoas/RS, atuante com turmas de 6º a 9º ano. 

Dinora Zucchetti, Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. É bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq) e pesquisadora convidada do Instituto Politécnico de Leiria ? Portugal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores.

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Publicado

2022-07-07

Como Citar

Cherutti, T., & Zucchetti, D. (2022). Educação na pandemia: um direito de todos. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 6(11), 52–59. https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.07