Características do Rótulo Ambiental e suas Implicações para a Sustentabilidade Práticas de Mercado Rumo a uma Economia Circular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.08

Palavras-chave:

Economia Circular, Desenvolvimento Sustentável, Rotulagem ambiental

Resumo

A gestão de resíduos passou por muitas mudanças desde o final do século 20, portanto, os produtos verdes têm ganhado cada vez mais atenção. Este trabalho tem como objetivo compreender a associação entre o uso de rótulos para comunicar uma imagem sustentável pelo marketing verde e seu impacto na percepção do consumidor. Foi realizada pesquisa qualitativa, de natureza teórica e empírica. A análise da relação entre a comunicação do marketing verde, voltada para a economia circular, pela perspectiva da rotulagem ambiental é a principal contribuição para a área de pesquisa. Em seguida, foi utilizada uma amostra de 60 embalagens de produtos em 15 segmentos e 50 marcas diferentes. Constata-se que a forma como o fabricante busca comunicar sobre o potencial de reutilização ou reciclagem do material utilizado na embalagem pode gerar dúvida no consumidor. Os resultados demonstram que nenhuma simbologia padrão é usada na rotulagem ambiental. As decisões de compra seriam influenciadas por informações sobre aspectos ambientais ou éticos dos produtos. Estudar como a indústria rotula seus produtos e os oferece ao consumidor certamente é uma forma de entender o grau de maturidade e o quanto se pode avançar em termos de consumo e produção sustentável. Ainda há uma baixa relação entre as teorias exploradas e seu uso efetivo na rotulagem ambiental, por isso sugere-se aprofundar essa lacuna em trabalhos futuros. Embora existam pesquisas sobre rotulagem ambiental, poucas buscam identificar em campo como os conceitos e normas têm sido efetivamente aplicados. Este estudo demonstra que ainda é necessário avançar tanto no entendimento do consumidor sobre o que os rótulos dizem, quanto nos aspectos de padronização dos rótulos pela indústria.

Biografia do Autor

Karolina Crespi Gomes, Universidade do Vale do Itajaí

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI.

Pesquisadora da Universidade de Padova - Itália 

Cristiana Rennó D'Oliveira Andrade, Universidade do Vale do Itajaí

Professora. Doutora pelo PPGA-UNIVALI. 

Anete Alberton, Universidade do Vale do Itajaí

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI - PPGA e do PMPGIL/UNIVALI. 

Franciane Reinert Lyra, Universidade do Vale do Itajaí

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIVALI - PPGA e do PMPGIL/UNIVALI. 

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Crespi Gomes, K., Marcon Nora, G., Rennó D’Oliveira Andrade, C. ., Alberton, A., & Reinert Lyra, F. (2022). Características do Rótulo Ambiental e suas Implicações para a Sustentabilidade Práticas de Mercado Rumo a uma Economia Circular. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 6(11), 60–72. https://doi.org/10.18226/25253824.v6.n11.08