Resenha crítica do filme “A Onda” sob a perspectiva da Pedagogia da Essência e da Existência

Autores

  • Fernanda Pessi de Abreu Universidade de Caxias do Sul
  • Pedro Lenz Casa Universidade de Caxias do Sul
  • Simone Corte Real Barbieri Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0002-4845-7603

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.03

Palavras-chave:

Pedagogia da Essência, Pedagogia da Existência, resenha crítica de filme, fundamentos da educação, Filosofia da Educação

Resumo

O filme “A Onda” retrata um experimento realizado na disciplina de História do Mundo Contemporâneo em uma escola de ensino básico. Esse teve como intuito expor aos alunos os motivos que levaram os alemães a aceitarem e seguirem o regime nazista. Para isso, o professor utilizou uma metodologia não convencional, simulando os aspectos autocráticos dentro da sala de aula. Nesse contexto, a finalidade deste trabalho foi realizar uma resenha crítica do filme “A Onda”, relacionando a história do filme com os fundamentos da educação. Primeiramente, são estabelecidas relações entre momentos do filme e as duas grandes correntes pedagógicas: a Pedagogia da Existência e a Pedagogia da Essência. Em seguida, é proposta uma reflexão acerca das experiências positivas e negativas e seus impactos no aprendizado. Por fim, discutem-se os elementos do filme e algumas tendências tradicionais que permeiam o discurso pedagógico, como a cultura do espetáculo, a relativização dos saberes e os discursos ideológicos humanista e tecnicista. Esse trabalho permitiu o desenvolvimento de reflexões a respeito da atuação do docente e as relações existentes no ambiente escolar.

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Publicado

2023-06-17

Como Citar

Pessi de Abreu, F., Lenz Casa, P., & Corte Real Barbieri , S. (2023). Resenha crítica do filme “A Onda” sob a perspectiva da Pedagogia da Essência e da Existência. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 7(12). https://doi.org/10.18226/25253824.v7.n12.03