Professor Francisco Catelli: um físico “pop star”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/25253824.v8.n13.02

Palavras-chave:

Francisco Catelli, Physics teaching, creative teacher, generous colleague

Resumo

Este artigo homenageia um professor generoso, inteligente e apaixonado pelo ensino de Física. Ser humano espetacular, dono de um semblante sereno e um sorriso com o qual presenteia a todos que encontra. Com um gosto especial pela Óptica e pela Astronomia, como professor, ele se destaca pelo seu comprometimento com o ensino da Física e a capacidade de encantar os jovens estudantes. Dono de um pensamento crítico aguçado, como colega, se destaca pela generosidade e gentileza, sabendo trabalhar em equipe como poucos. Ao orientar sabe criar uma atmosfera leve, compartilha ideias e pensamentos, não poupa seus elogios e sabe criticar com elegância. De forma geral, ele é um professor bastante preocupado com o desenvolvimento de seus alunos, sempre demonstrando um amor e um interesse por aquilo que faz, uma felicidade por estar junto aos estudantes, por estar falando de Física ou do ensino de Ciências.

Biografia do Autor

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Editora da Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada

Odilon Giovannini Jr., Universidade de Caxias do Sul

Professor Adjunto (Ciências Exatas e Tecnologia)

Michel Mendes, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto - Dedicação Exclusiva (Educação em Ciências - Instituto de Ciências

Referências

CURRÍCULO DO SISTEMA DE CURRÍCULOS LATTES -Francisco Catelli - http://lattes.cnpq.br/9445793609442112 Acesso em 14/06/2023

BIZOTTO, D.S. O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais. 2023 (Dissertação). PPGECiMa. Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/12696 Acesso em 12/12/2023

RODRIGUES, V. H. G. Gaston Bachelard e o maravilhamento da ciência: entre a produção do conhecimento científico e a "práxis"pedagógica. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, Volume 14, janeiro a junho de 2005.

MENDES, M. A condição humana no Antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência, 2019. (Tese) Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/5110/Tese%20Michel%20Mendes.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 16/11/2023

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Pualo: Paz e Terra, 1996.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Como Citar

Franck da Cunha, G., Gianni de Lima, I., Brambatti Guzzo , G., Giovannini Jr., O., Villas-Boas , V., & Mendes, M. (2024). Professor Francisco Catelli: um físico “pop star”. Revista Interdisciplinar De Ciência Aplicada, 8(13). https://doi.org/10.18226/25253824.v8.n13.02