Caracterização da clientela do serviço de psicologia de uma instituição de ensino superior pública

Autores/as

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de levantamento das características da clientela que buscou o serviço de psicologia de uma instituição pública de ensino superior, durante o biênio de setembro 2014 a setembro de 2016. Para tanto, utilizou-se da análise dos dados das fichas de inscrição que foram preenchidas, por meio da ferramenta Google Docs, pelos alunos quando buscaram o serviço. Os resultados geraram uma base de dados com informações pessoais, acadêmicas e o motivo da procura pelo atendimento psicológico. Os dados foram interpretados com base nos referenciais da psicologia, especialmente, a educacional no contexto do ensino superior. Os resultados apresentam informações sobre as características da clientela atendida, em sua maioria homens, solteiros, residem com amigos, cursando os dois primeiros semestres, que buscam o serviço geralmente motivados por questões relacionadas a problemas de aprendizagem e conflitos psicológicos de cunho pessoal.

Biografía del autor/a

LUIZA ERIDAN ELMIRO MARTINS DE SOUSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PSICÓLOGA E DOUTORANDA PELA PSICOLOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. MESTRA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA SOCIAL.

Publicado

2019-12-12

Cómo citar

SOUSA, L. E. E. M. D. (2019). Caracterização da clientela do serviço de psicologia de uma instituição de ensino superior pública. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 4(8), 31–36. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/7763