Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos

Autores/as

  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul
  • Lucas Furstenau Oliveira Universidade de Caxias do Sul
  • Marilda Machado Spindola Universidade de Caxias do Sul
  • Cíntia Paese Giacomello Universidade de Caxias do Sul
  • Alien Mavi Frantz Universidade de Caxias do Sul
  • Augusto Poletto Cutulli Universidade de Caxias do Sul
  • Leonardo Cechet Moro Universidade de Caxias do Sul

Resumen

No presente artigo, analisaram-se as respostas dadas por estudantes de engenharia, quando foram solicitados a relacionar a informação central de um texto com um entre três gráficos apresentados, durante uma coleta de sinais eletroencefalográficos. Além disso, as relações entre as respostas certas e as informações relativas aos aspectos culturais, físicos e emocionais, constantes de um questionário preenchido por cada participante foram correlacionadas estatisticamente pelo método do Qui-quadrado de Pearson. As dificuldades evidenciadas na resolução da tarefa, que envolveu a memória trabalho, apontaram correlações positivas, que evidenciam aspectos relevantes aos processos cognitivos envolvidos nesta ação. Sugere-se que a educação básica deve desenvolver melhor as capacidades do buffer episódico, da alça fonológica e do esboço visuoespacial, habilitando os participantes a resistirem melhor ao estresse emocional relacionado ao meio ambiente incomum.

Biografía del autor/a

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Lucas Furstenau Oliveira, Universidade de Caxias do Sul

Especialização em Neurociências Aplicada à Linguagem e à Aprendizagem

Centro de Ciências Humanas e da Educação

Marilda Machado Spindola, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Cíntia Paese Giacomello, Universidade de Caxias do Sul

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Alien Mavi Frantz, Universidade de Caxias do Sul

Iniciação Científica

Licenciatura em Ciências Biológicas

Augusto Poletto Cutulli, Universidade de Caxias do Sul

Iniciação Científica

Engenharia Eletrônica

Leonardo Cechet Moro, Universidade de Caxias do Sul

Iniciação Científica

Engenharia Elétrica

Publicado

2016-10-04

Cómo citar

Franck da Cunha, G., Oliveira, L. F., Spindola, M. M., Giacomello, C. P., Frantz, A. M., Cutulli, A. P., & Moro, L. C. (2016). Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 1(2), 36–43. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4337