Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos
Abstract
No presente artigo, analisaram-se as respostas dadas por estudantes de engenharia, quando foram solicitados a relacionar a informação central de um texto com um entre três gráficos apresentados, durante uma coleta de sinais eletroencefalográficos. Além disso, as relações entre as respostas certas e as informações relativas aos aspectos culturais, físicos e emocionais, constantes de um questionário preenchido por cada participante foram correlacionadas estatisticamente pelo método do Qui-quadrado de Pearson. As dificuldades evidenciadas na resolução da tarefa, que envolveu a memória trabalho, apontaram correlações positivas, que evidenciam aspectos relevantes aos processos cognitivos envolvidos nesta ação. Sugere-se que a educação básica deve desenvolver melhor as capacidades do buffer episódico, da alça fonológica e do esboço visuoespacial, habilitando os participantes a resistirem melhor ao estresse emocional relacionado ao meio ambiente incomum.Downloads
Published
2016-10-04
How to Cite
Franck da Cunha, G., Oliveira, L. F., Spindola, M. M., Giacomello, C. P., Frantz, A. M., Cutulli, A. P., & Moro, L. C. (2016). Relações entre o perfil cultural e psicológico de estudantes universitários e a habilidade de interpretação de gráficos. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 1(2), 36–43. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4337
Issue
Section
Complete Articles
License
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.