A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico.
Resumen
A evolução é um conceito chave na compreensão das ciências da vida e tem como ideia central a mutabilidade dos seres vivos. Contudo em pleno século XXI ainda encontra muita resistência, especialmente em virtude de falta de conhecimento e de aspectos religiosos. Esta resistência deve ser levada em conta uma vez que o estudo da evolução pode trazer importantes subsídios para o desenvolvimento tecnológico inserido no desafio da sustentabilidade. Com o objetivo de destacar a importância do estudo da evolução para a ciência aplicada, este artigo foi elaborado pelas mestrandas da disciplina Tópicos atuais em Biologia Molecular, Genética e Evolução do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que foram desafiadas, a partir dos respectivos projetos de pesquisa, a responder à questão: Qual a importância do ensino de evolução para o desenvolvimento científico? Os argumentos desenvolvidos sugerem que o ensino de evolução pode contribuir de forma direta com uma educação crítica e científica porque integra diferentes áreas e estrutura uma visão de mundo. Contudo, para enfrentar os desafios impostos aos educadores da área científica, sua formação docente deve incorporar as discussões sobre os conteúdos específicos e seus dilemas e conflitos com outras visões de mundo, para que não seja cometido o erro conceitual de confundir questões teológicas e científicas, pois o conceito teológico de criação não é um conceito científico e os conhecimentos científicos sobre evolução não respondem aos questionamentos religiosos, constituindo-se, portanto em áreas distintas da educação.Descargas
Publicado
2016-10-16
Cómo citar
Pegoraro, A., Soares, L. G., Rizzon, M. Z., Dal Molin, E., Fernandes, F. M., Lovato, L. B., & Franck da Cunha, G. (2016). A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 1(2), 10–15. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4335
Número
Sección
Comunicaciones Cortas
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.