A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico.

Autores/as

  • Ariane Pegoraro Universidade de Caxias do Sul
  • Luana Gonçalves Soares Universidade de Caxias do Sul
  • Mariluza Zucco Rizzon Universidade de Caxias do Sul
  • Eliete Dal Molin Universidade de Caxias do Sul
  • Fabiana Martins Fernandes Universidade de Caxias do Sul
  • Luciana Bonato Lovato Universidade de Caxias do Sul
  • Gladis Franck da Cunha Universidade de Caxias do Sul

Resumen

A evolução é um conceito chave na compreensão das ciências da vida e tem como ideia central a mutabilidade dos seres vivos. Contudo em pleno século XXI ainda encontra muita resistência, especialmente em virtude de falta de conhecimento e de aspectos religiosos. Esta resistência deve ser levada em conta uma vez que o estudo da evolução pode trazer importantes subsídios para o desenvolvimento tecnológico inserido no desafio da sustentabilidade. Com o objetivo de destacar a importância do estudo da evolução para a ciência aplicada, este artigo foi elaborado pelas mestrandas da disciplina Tópicos atuais em Biologia Molecular, Genética e Evolução do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que foram desafiadas, a partir dos respectivos projetos de pesquisa, a responder à questão: Qual a importância do ensino de evolução para o desenvolvimento científico? Os argumentos desenvolvidos sugerem que o ensino de evolução pode contribuir de forma direta com uma educação crítica e científica porque integra diferentes áreas e estrutura uma visão de mundo. Contudo, para enfrentar os desafios impostos aos educadores da área científica, sua formação docente deve incorporar as discussões sobre os conteúdos específicos e seus dilemas e conflitos com outras visões de mundo, para que não seja cometido o erro conceitual de confundir questões teológicas e científicas, pois o conceito teológico de criação não é um conceito científico e os conhecimentos científicos sobre evolução não respondem aos questionamentos religiosos, constituindo-se, portanto em áreas distintas da educação.

Biografía del autor/a

Ariane Pegoraro, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Luana Gonçalves Soares, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Mariluza Zucco Rizzon, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Eliete Dal Molin, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Fabiana Martins Fernandes, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Luciana Bonato Lovato, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Gladis Franck da Cunha, Universidade de Caxias do Sul

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias

Publicado

2016-10-16

Cómo citar

Pegoraro, A., Soares, L. G., Rizzon, M. Z., Dal Molin, E., Fernandes, F. M., Lovato, L. B., & Franck da Cunha, G. (2016). A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Revista Interdisciplinaria De Ciencias Aplicadas, 1(2), 10–15. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4335