A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico.
Abstract
A evolução é um conceito chave na compreensão das ciências da vida e tem como ideia central a mutabilidade dos seres vivos. Contudo em pleno século XXI ainda encontra muita resistência, especialmente em virtude de falta de conhecimento e de aspectos religiosos. Esta resistência deve ser levada em conta uma vez que o estudo da evolução pode trazer importantes subsídios para o desenvolvimento tecnológico inserido no desafio da sustentabilidade. Com o objetivo de destacar a importância do estudo da evolução para a ciência aplicada, este artigo foi elaborado pelas mestrandas da disciplina Tópicos atuais em Biologia Molecular, Genética e Evolução do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, que foram desafiadas, a partir dos respectivos projetos de pesquisa, a responder à questão: Qual a importância do ensino de evolução para o desenvolvimento científico? Os argumentos desenvolvidos sugerem que o ensino de evolução pode contribuir de forma direta com uma educação crítica e científica porque integra diferentes áreas e estrutura uma visão de mundo. Contudo, para enfrentar os desafios impostos aos educadores da área científica, sua formação docente deve incorporar as discussões sobre os conteúdos específicos e seus dilemas e conflitos com outras visões de mundo, para que não seja cometido o erro conceitual de confundir questões teológicas e científicas, pois o conceito teológico de criação não é um conceito científico e os conhecimentos científicos sobre evolução não respondem aos questionamentos religiosos, constituindo-se, portanto em áreas distintas da educação.Downloads
Published
2016-10-16
How to Cite
Pegoraro, A., Soares, L. G., Rizzon, M. Z., Dal Molin, E., Fernandes, F. M., Lovato, L. B., & Franck da Cunha, G. (2016). A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 1(2), 10–15. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/4335
Issue
Section
Short Communications
License
Copyright (c) 2016 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.