Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá

Authors

  • Cristiane Backes Welter Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Entre Mundo de cá e Mundo de lá, esse artigo resulta de um movimento de reflexão sobre as vivências da docência na escola pública por bolsistas de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A iniciação à docência exigiu das acadêmicas do Curso de Pedagogia o desprendimento de velhas práticas pedagógicas para atuar com ousadia. O período de análise foram os anos de 2014 a 2018 pois considerou-se a abrangência de quatro anos de atuação das bolsistas junto a turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Escola Municipal de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Constituiu-se um conceito de identidade do bolsista de iniciação à docência chamado Ser Pibidiano, a partir das categorias de análise que emergiram das vivências compostas por ousadia, ressignificação de práticas escolares e exigência da reflexão teórica. O PIBID mostrou-se como um caminho e uma estratégia ousada para vencer barreiras da organicidade da formação dos profissionais da educação, incluindo assegurar um fluxo de ideias e de estratégias pedagógicas inovadoras chegando mais rápido às escolas.

Author Biography

Cristiane Backes Welter, Universidade de Caxias do Sul

Curso de Licenciatura em Pedagogia

Subprojeto Pedagogia - PIBID/UCS

Published

2018-03-22

How to Cite

Welter, C. B. (2018). Docência e Ousadia: PIBID entre o mundo de cá e o mundo de lá. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 3(5), 48–50. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6092