Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS
Abstract
Ao longo do texto são apontados aspectos que evidenciam a relevância do debate ético no contexto social e vinculam esse debate à possibilidade da presença da ética filosófica como componente curricular escolar. Num percurso de justificação do debate sobre dilemas éticos em sala de aula aborda-se o trabalho desenvolvido pelo PIBID Filosofia da UCS e as estratégicas didático-pedagógicas utilizadas para promover uma melhor aprendizagem da ética. O ponto de partida do artigo é a apresentação da ética como processo deliberativo do sujeito na sociedade. Daí passa-se a questionamentos sobre possibilidades formativas desse sujeito, dando-se ênfase ao papel da disciplina de Filosofia, que possui na ética um de seus componentes curriculares. Nesse contexto aborda-se a experiência do PIBID como etapa de formação de professores – aqui especialmente atendo-nos ao professor de Filosofia. É com esse conjunto de elementos que o artigo apresenta possibilidades para a atuação do docente em Filosofia quando do atendimento de componentes curriculares ligados à formação ética.Downloads
Published
2018-03-22
How to Cite
Biasoli, L. F., & Carbonara, V. (2018). Desafios e contribuições para o debate sobre temas éticos em sala de aula: uma experiência a partir do PIBID Filosofia da UCS. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 3(5), 17–20. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6083
Issue
Section
Short Communications
License
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Ciência Aplicada
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors keep the copyright and cede to the journal the right of publishing first. Published works are licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license, allowing the sharing of the work with recognition of the authorship and initial publication in this journal.