Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil
Abstract
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte da implementação de um ensino de qualidade, visando incentivar a formação de professores, inserindo o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública. O programa tem beneficiado os educandos nas escolas e os bolsistas de licenciatura que aprofundam o conhecimento adquirido na universidade. O presente trabalho teve como objetivos avaliar a atuação do PIBID - Biologia/UCS (Caxias do Sul) nas instituições parceiras - Escola Estadual de Ensino Médio Irmão Guerini e Colégio Estadual Imigrante (RS/Brasil) - e verificar a contribuição das atividades desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem. A atuação do PIBID-Biologia foi satisfatória e relevante nesse processo. As informações obtidas serão fundamentais para uma atuação mais eficiente dos integrantes do programa. Também foi possível verificar e refletir sobre as atividades práticas que mais estimularam os estudantes e que, consequentemente, favoreceram a participação e a aprendizagem dos discentes. O PIBID é essencial a boas práticas pedagógicas dentro e fora das salas de aula, pois promove a troca de experiências entre os docentes das escolas e bolsistas, incentivando a busca constante por atividades didáticas significativas.Downloads
Published
2018-03-22
How to Cite
Azevedo Filho, W. S., Rodrigues, A. F., & Pasinato, G. A. (2018). Atuação da Biologia no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas da rede pública de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul, Brasil. Interdisciplinary Journal of Applied Science, 3(5), 9–12. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/ricaucs/article/view/6081
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