v. 7 n. 14 (2008)

					Visualizar v. 7 n. 14 (2008)

Este número da revista Métis: História & Cultura é dedicado ao tema “Fontes e Ensino de História”. Trata-se de um número especial, pois reúne textos produzidos no bojo da XV Jornada de Ensino de História e Educação, realizada nos dias 3, 4 e 5 de junho de 2009, no Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul. Como sabemos as Jornadas de Ensino de História e Educação, com periodicidade anual e ininterrupta há quinze anos, proporcionam um privilegiado fórum de divulgação e discussão das atividades de docência, pesquisa e extensão, na área de Ensino de História e Educação. Tem como um de seus fundamentos o incentivo às práticas de intercâmbio de experiências entre os diferentes agentes – pesquisadores da área; docentes do Ensino Fundamental, do Médio e do Superior; discentes universitários – envolvidos na produção e no ensino de História. O GT de Ensino de História e Educação da ANPUH – Núcleo Regional do Rio Grande do Sul, em parceria com o curso de Licenciatura em História da Universidade de Caxias do Sul, promoveu esta edição, que apresentou como tema central “Fontes e Ensino de História”, tema escolhido pela sua importância historiográfica e social. Por fim, a editoria da Métis: História & Cultura agradece à Comissão Científica da Jornada, na pessoa das pesquisadoras Cristine Fortes Lia, Katani Maria Nascimento Monteiro, Maria Beatriz Pinheiro Machado e Natália Pietra Méndez, o empenho e a presteza na seleção dos artigos. Esse trabalho facilitou em muito a presente edição. À Comissão Científica, em particular, e a toda a Comissão Organizadora da Jornada nossos parabéns pelo sucesso do evento.

Publicado: 2011-04-21

Artigos