O porto agitado da educação: algumas notas sobre a política de educação em Rio Grande,no começo do século xx

Autores

  • Ester Rosa Ribeiro
  • Gerson Wasen Fraga

Resumo

O presente artigo pretende divulgar as primeiras considerações da pesquisa que tem como objeto o sistema educacional rio-grandino nas décadas iniciais do século XX e por objetivo apreender as transformações ocorridas no sistema de ensino daquele município em decorrência de dois fatores que podem ser entendidos de maneira isolada, mas que interagem simultaneamente sobre a cidade: por um lado, seu crescimento urbano e industrial, trazendo novos atores sociais e ampliando as exigências em relação ao sistema educacional; por outro, o contexto nacional marcado pela emergência de uma concepção de educação que fomentasse o sentimento de nacionalidade, exigindo que fosse estendida às camadas da população até então distantes do mundo das escolas.

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Publicado

2011-04-21

Como Citar

Ribeiro, E. R., & Fraga, G. W. (2011). O porto agitado da educação: algumas notas sobre a política de educação em Rio Grande,no começo do século xx. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 7(14). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/712

Edição

Seção

Artigos