História, cultura e patrimônio: educação para o reconhecimento da diversidade cultural

Autores

  • Marcia Solange Volkmer UFRGS
  • Miriam Raquel Krauser Univates

Palavras-chave:

Imigração. Cultura. Patrimônio

Resumo

Inserido em um projeto de ocupação do território e desenvolvimento da agricultura no Brasil, o Vale do Taquari, na Região Central do Rio Grande do Sul,
foi ocupado por imigrantes que cruzaram o Atlântico no século XIX. Esse movimento caracterizou um processo que fez surgir, na região, uma concepção histórica que não reconhece a presença de outros grupos sociais como
igualmente formadores da sociedade local. O Município de Teutônia, por exemplo, tem um passado de colonização que hoje é rememorado em distintos símbolos, e este estudo pretende mapear o processo de construção dessa memória. Pontua-se a necessidade de conhecer os processos de patrimonialização para o posterior reconhecimento da diversidade cultural da região.

Biografia do Autor

Marcia Solange Volkmer, UFRGS

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora no Centro Universitário Univates. 

Miriam Raquel Krauser, Univates

Licenciada em História pela Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates)

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Publicado

2016-07-15

Como Citar

Volkmer, M. S., & Krauser, M. R. (2016). História, cultura e patrimônio: educação para o reconhecimento da diversidade cultural. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 41. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4477

Edição

Seção

Dossiê