Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz UFRGS
  • Viviane Malheiro Barbosa

Palavras-chave:

Capoeira. Educação. Esporte. Cultura. Relações étnico-raciais.

Resumo

O texto promove a reflexão sobre a pluralidade de práticas de Capoeira no Brasil e historiciza a institucionalização das mesmas através de políticas públicas vinculadas ao pertencimento racial e à educação. Tematiza as conexões atuais entre os usos da Capoeira nas instituições escolares e os movimentos de recepção da Lei 10.639/2003, com ênfase analítica no princípio da educação das relações étnicoraciais. Aponta a dois elementos específicos da recepção dessa lei, a partir de pesquisas em andamento: por um lado, a contribuição da Capoeira na perspectiva da educação das relações étnico-raciais e, por outro, os usos dessa prática como possibilidade de construção de novas estereotipias raciais. A fundamentação teórico-metodológica que orienta as análises apresentadas encontra-se na articulação entre dois campos do conhecimento – história e educação –, tendo Michel de Certeau como autor de referência para tratar da Capoeira como prática cultural.

 

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal no Rio Grande do Sul (UFRGS).

Viviane Malheiro Barbosa

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-07-15

Como Citar

Meinerz, C. B., & Barbosa, V. M. (2016). Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 25. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4476

Edição

Seção

Dossiê