Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas
Palavras-chave:
Capoeira. Educação. Esporte. Cultura. Relações étnico-raciais.Resumo
O texto promove a reflexão sobre a pluralidade de práticas de Capoeira no Brasil e historiciza a institucionalização das mesmas através de políticas públicas vinculadas ao pertencimento racial e à educação. Tematiza as conexões atuais entre os usos da Capoeira nas instituições escolares e os movimentos de recepção da Lei 10.639/2003, com ênfase analítica no princípio da educação das relações étnicoraciais. Aponta a dois elementos específicos da recepção dessa lei, a partir de pesquisas em andamento: por um lado, a contribuição da Capoeira na perspectiva da educação das relações étnico-raciais e, por outro, os usos dessa prática como possibilidade de construção de novas estereotipias raciais. A fundamentação teórico-metodológica que orienta as análises apresentadas encontra-se na articulação entre dois campos do conhecimento – história e educação –, tendo Michel de Certeau como autor de referência para tratar da Capoeira como prática cultural.