Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas

Autores/as

  • Carla Beatriz Meinerz UFRGS
  • Viviane Malheiro Barbosa

Palabras clave:

Capoeira. Educação. Esporte. Cultura. Relações étnico-raciais.

Resumen

O texto promove a reflexão sobre a pluralidade de práticas de Capoeira no Brasil e historiciza a institucionalização das mesmas através de políticas públicas vinculadas ao pertencimento racial e à educação. Tematiza as conexões atuais entre os usos da Capoeira nas instituições escolares e os movimentos de recepção da Lei 10.639/2003, com ênfase analítica no princípio da educação das relações étnicoraciais. Aponta a dois elementos específicos da recepção dessa lei, a partir de pesquisas em andamento: por um lado, a contribuição da Capoeira na perspectiva da educação das relações étnico-raciais e, por outro, os usos dessa prática como possibilidade de construção de novas estereotipias raciais. A fundamentação teórico-metodológica que orienta as análises apresentadas encontra-se na articulação entre dois campos do conhecimento – história e educação –, tendo Michel de Certeau como autor de referência para tratar da Capoeira como prática cultural.

 

Biografía del autor/a

Carla Beatriz Meinerz, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora no Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal no Rio Grande do Sul (UFRGS).

Viviane Malheiro Barbosa

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2016-07-15

Cómo citar

Meinerz, C. B., & Barbosa, V. M. (2016). Usos da Capoeira: práticas populares, esporte nacional e ações educativas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 25. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4476

Número

Sección

Dossiê