Ensino de História e História Antiga: debates e propostas
Resumo
O presenta artigo tem como objetivo tratar do papel da História Antiga no Ensino de História, para isso, a discussão parte do debate em torno da ausência/presença da área no currículo do ensino básico, no qual a valorização da história do Brasil e da história recente levou, inicialmente, como contrapartida à proposta exclusão dos conteúdos referentes ao mundo antigo nos currículos. Embora o referido quadro já tenha sido revertido, buscou-se ao longo do texto destacar os esforços da História Antiga para romper com suas tradições eurocêntricas. Também foram apresentadas propostas relevantes de abordagem acerca da antiguidade para as reflexões do presente com base nas contribuições mais recentes da historiografia.Downloads
Publicado
2024-04-10
Como Citar
Aparecido da Costa, A. (2024). Ensino de História e História Antiga: debates e propostas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11580
Edição
Seção
Dossiê