Ensino de História e História Antiga: debates e propostas

Autori

  • Alex Aparecido da Costa

Abstract

O presenta artigo tem como objetivo tratar do papel da História Antiga no Ensino de História, para isso, a discussão parte do debate em torno da ausência/presença da área no currículo do ensino básico, no qual a valorização da história do Brasil e da história recente levou, inicialmente, como contrapartida à proposta exclusão dos conteúdos referentes ao mundo antigo nos currículos. Embora o referido quadro já tenha sido revertido, buscou-se ao longo do texto destacar os esforços da História Antiga para romper com suas tradições eurocêntricas. Também foram apresentadas propostas relevantes de abordagem acerca da antiguidade para as reflexões do presente com base nas contribuições mais recentes da historiografia.

Pubblicato

2024-04-10

Come citare

Aparecido da Costa, A. (2024). Ensino de História e História Antiga: debates e propostas. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 22(43). Recuperato da https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11580