O ensino de História no Proeja: reflexões sobre a prática docente com alunos trabalhadores
Parole chiave:
Ensino de História. Formação docente. Proeja. Ensino integrado. Educação profissional e tecnológica.Abstract
As disciplinas de prática de ensino para os cursos de formação pedagógica buscam inserir os alunos em sala de aula para que, de forma supervisionada, possam praticar e refletir sobre o aprendizado teórico construído durante a graduação e também para que vivenciem o ambiente escolar como professores. O presente texto aborda algumas reflexões sobre a prática docente a partir de experiências vividas durante a realização de Estágio Supervisionado em História, em duas turmas do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, integrante do Proeja, oferecido no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dessa forma, serão abordadas questões que envolvem a formação de professores de História na perspectiva da Educação Profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA.