O ensino de História no Proeja: reflexões sobre a prática docente com alunos trabalhadores

Autores/as

  • Paula Rochele Silveira Becher UFSM
  • Denise Verbes Schmitt UFSM
  • Roselene Moreira Gomes Pommer UFSM

Palabras clave:

Ensino de História. Formação docente. Proeja. Ensino integrado. Educação profissional e tecnológica.

Resumen

As disciplinas de prática de ensino para os cursos de formação pedagógica buscam inserir os alunos em sala de aula para que, de forma supervisionada, possam praticar e refletir sobre o aprendizado teórico construído durante a graduação e também para que vivenciem o ambiente escolar como professores. O presente texto aborda algumas reflexões sobre a prática docente a partir de experiências vividas durante a realização de Estágio Supervisionado em História, em duas turmas do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA, integrante do Proeja, oferecido no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dessa forma, serão abordadas questões que envolvem a formação de professores de História na perspectiva da Educação Profissional e tecnológica integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA.

Biografía del autor/a

Paula Rochele Silveira Becher, UFSM

Graduada em História – Licenciatura Plena e Bacharelado. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Denise Verbes Schmitt, UFSM

Graduada em História – Licenciatura Plena e Bacharelado. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Capes DS.

Roselene Moreira Gomes Pommer, UFSM

Doutora em História. Professora-Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2016-07-15

Cómo citar

Becher, P. R. S., Schmitt, D. V., & Pommer, R. M. G. (2016). O ensino de História no Proeja: reflexões sobre a prática docente com alunos trabalhadores. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 15(29), 190. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/4485

Número

Sección

Artigos