O enigma do passado, o círculo virtuoso da aprendizagem e a teoria da História

Autores/as

  • Estevão Chaves de Rezende Martins

Palabras clave:

Teoria da História. Didática da História. Narrativa. Ensino e aprendizagem. Educação histórica.

Resumen

A resolução dos enigmas quanto ao passado, postos a cada agente racional humano, se dá na construção do conhecimento histórico confiável cientificamente. Esse conhecimento faz parte da habilitação profissional de pesquisadores e docentes. Na prática profissional qualificada, instaura-se o círculo virtuoso dos papéis intercambiáveis entre professor e aluno na formação e na didática. A teoria e o método contemporâneos são penhor de qualidade profissional e de admissibilidade social da pretensão de verdade da narrativa histórica.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Rezende Martins, E. C. de. (2021). O enigma do passado, o círculo virtuoso da aprendizagem e a teoria da História. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9987