Consciência histórica como tema da Didática de História

Autores/as

  • Jörn Rüsen

Palabras clave:

Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e

Resumen

Acompanhando os debates sobre o conceito de consciência histórica e seu lugar nas relações entre aprendizagem e ensino de História, este trabalho apresenta reflexões acerca do ensino de História como um fator essencial da cultura de orientação temporal e a Didática da História como ciência da aprendizagem histórica. Nesse sentido, focaliza algumas questões como a relação entre consciência histórica e condições políticas e sociais do seu contexto, isto é, como ela é produzida e como ela produz situações nas quais o processo de ensino e aprendizagem ocorre. Ademais, procura explicitar a centralidade da consciência histórica para a aprendizagem e, portanto, para o ensino de História.

Publicado

2021-04-28

Cómo citar

Rüsen, J. (2021). Consciência histórica como tema da Didática de História. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 19(38). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/9985