Um duelo entre Tupiniquins e Entreguistas: o embate acerca do Código de Águas e sua regulamentação no segundo governo Vargas (1951-1954)

Autores/as

  • Marcelo Squinca da Silva Centro de Estudos de história da América Latina (PUC/SP)

Palabras clave:

energia elétrica, "Código das àguas", governo Vargas (1951-1954)

Resumen

Dentro do debate intenso que tomou conta de diversos segmentos da sociedade brasileira, no intuito de entender os motivos que haviam levado o País a mergulhar na crise do setor elétrico, no início da década de 1950, a questão de sua legislação reguladora encontrou espaço importante. Tal debate estava focado, sobretudo, nos seguintes temas: a importância do Código de Águas, o princípio do custo histórico, a origem histórica do Código e os questionamentos feitos a ele, a questão da tarifa-ouro e, finalmente, a atuação dos  órgãos administrativos do setor. Através de artigos em revistas especializadas, bem como de depoimentos concedidos por personalidades intimamente ligadas à história do setor elétrico, resgataremos tal debate neste artigo.

Cómo citar

da Silva, M. S. (2011). Um duelo entre Tupiniquins e Entreguistas: o embate acerca do Código de Águas e sua regulamentação no segundo governo Vargas (1951-1954). MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 5(10). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/813

Número

Sección

Artigos