CANETAS COLORIDAS OU MINI-SKATES? COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS NA CULTURA ESCOLAR

Autores/as

  • Fernando Seffner UFRGS
  • Luciano Ferreira da Silva UFRGS

Palabras clave:

educação, masculinidades, subjetivação, desempenho escolar, distanciamento

Resumen

Meninos e meninas subjetivam-se e constroem-se de forma diferentes. Também os modos de aprender e o desempenho escolar diferem. A diferença, se nos torna originais e únicos, também pode gerar desigualdades ou vulnerabilidade social. Na vida em sociedade, os homens dominam amplamente as melhores oportunidades profissionais e os melhores salários. No território escolar, as melhores alunas são as meninas, com melhores notas e melhor desempenho. Mais meninas concluem o Ensino Médio, e mais meninas têm chegado às universidades. Os dados permitem supor conflitos entre os modos hegemônicos de construção da masculinidade e o ideal de bom aluno na escola. A partir da exploração de algumas cenas escolares, busca-se discutir o aparente paradoxo.

Biografía del autor/a

Fernando Seffner, UFRGS

Professor no PPGEDU UFRGS, na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero

Publicado

2014-10-17

Cómo citar

Seffner, F., & Silva, L. F. da. (2014). CANETAS COLORIDAS OU MINI-SKATES? COISAS DE MENINAS E COISAS DE MENINOS NA CULTURA ESCOLAR. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, 13(26). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/2796

Número

Sección

Dossiê