Chamada para publicação no Dossiê
Submeta seu artigo até 22/02/2026 para o Dossiê Contribuições da América Latina para o esboço de um direito comum em matéria ambiental

#direito #diretoambiental #meioambiente #sustentabilidade #desenvolvimentosustentável #sociedade #law #environmentallaw #environment #sustainabledevelopment #society
BOAS PRÁTICAS EDITORIAIS
A RDAS busca a adequação aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil, especialmente com relação ao disposto na Portaria nº 145/2021, que consolida as disposições sobre o Qualis Periódicos.
Em nível internacional, a RDAS também preocupa-se em cumprir de todas as exigências de boas práticas editoriais, tendo como referencial os critérios disponíveis na COPE (publicationethics.org).
CRITÉRIOS DE PUBLICAÇÃO
INEDITISMO
A RDAS publica apenas artigos inéditos. Os textos submetidos para publicação não podem estar disponíveis em quaisquer outros meios, inclusive repositórios institucionais.
Ao submeter um artigo à RDAS, o autor se compromete formalmente em não o submeter, concomitantemente, a outro periódico ou evento, sob pena de exclusão do sistema e vedação de nova submissão por tempo indeterminado.
Diante do requisito de ineditismo, também é realizada verificação de plágio e autoplágio. Além disso, é realizada verificação de conteúdo gerado por Inteligência Artificial - IA. Com base nos resultados, o Editor tem autonomia para rejeitar o artigo de forma preliminar ou encaminhá-lo para avaliação.
AUTORIA
Os artigos devem ser redigidos por no máximo três autores, sendo que ao menos um deles deverá possuir título de doutor e, preferencialmente, ser vinculado a um Programa de Pós-Graduação em Direito ou nas áreas afins à temática ambiental.
Quanto aos demais coautores, a revista prioriza a presença de doutores e doutorandos. A presença de coautores mestres, mestrandos, graduados ou graduandos não é prioritária, mas é permitida, desde que um dos autores possua título de doutor.
A RDAS adota o critério de alto grau de exogenia de seus autores (mínimo de 75%). Ou seja, na formação de uma edição prioriza-se a publicação de ao menos 75% de artigos cuja autoria seja de:
a) autores não pertencentes ao Programa de Pós-graduação em Direito da UCS;
b) autores não pertencentes ao Conselho Editorial ou do conselho de pareceristas;
c) autores não vinculados a instituições do Estado do Rio Grande do Sul;
d) autores que ainda não publicaram na RDAS, para evitar demasiada repetição de autoria.
Em razão disso, os editores e o Conselho Editorial se reservam o direito de não publicar textos aprovados imediatamente, considerando critérios como o número máximo de artigos por volume e critérios de exogenia e endogenia.
IMPORTANTE: Para acompanhar o fluxo editorial de sua submissão, acesse o sistema. Em caso de dúvidas, contate a equipe editorial.
LICENÇA COPYRIGHT
Copyright (c) Revista Direito Ambiental e Sociedade
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
De acordo com o Creative Commons:
Você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Nenhuma garantia é dada. A licença pode não lhe dar todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar o modo como você usa o material.
ACESSO ABERTO / OPEN ACCESS
A RDAS segue os requisitos elencados pelo DOAJ, segundo o qual uma revista "open access" é definida quando "o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a outros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution 4.0 International License.). Isso permite acesso gratuito imediato ao trabalho e permite que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outro propósito legal" (tradução livre de DOAJ, 2024).
Assim que ocorre a publicação, os textos estão disponíveis para acesso, não havendo período de embargo. Para acessar o conteúdo, não é exigido oque os usuários sejam registrados e não há cobrança para acesso ao conteúdo.
Submeta seu artigo até 22/02/2026 para o Dossiê Contribuições da América Latina para o esboço de um direito comum em matéria ambiental

Os artigos deste volume 14, n. 2 (2024), serão publicados no formato Ahead of Print (Publicação Avançada de Artigo ou Online First Publication)
Acesse o link: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/issue/view/512



Revista Direito Ambiental e Sociedade
ISSN 2237-0021
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/index
Copyright (c) 2024 Revista Direito Ambiental e Sociedade

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.