A PESQUISA NA ÁREA DE DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E CARACTERIZAÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA DO PPGDIR/UCS
Resumo
No presente artigo, são apresentados critérios metodológicos àdelimitação do campo de estudos abarcado pela temática Direito Ambiental e Sociedade, área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (PPGDir/UCS). Também são discutidas, em sua abrangência e em seus propósitos, as linhas de pesquisa Direito Ambiental e Novos Direitos e Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico. Os critérios sugeridos permitem evidenciar os pontos de convergência entre as linhas de pesquisa e sua filiação à área de concentração; simultaneamente, pretendem justificar sua respectiva autonomia. Sustenta-se que a área Direito Ambiental e Sociedade não é caracterizada pela referência a um dado corpo normativo, mas antes – de maneira mais dinâmica – por um determinado corte epistemológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.