Eventos humano-naturais e pseudossolidariedade: o avesso da promessa
Abstract
O presente trabalho aborda a questão do meio ambiente e amodernidade ocidental-capitalista-consumidora que se pretende humanista. Talrelação tem produzido/contribuído de maneira decisiva para o desequilíbrio naturale tem gerado milhões de vítima anualmente por desastres humano-naturais.Faz uma análise eminentemente bibliográfica e crítico-reflexiva. Utilizando comoparadigma os fatos ocorridos no Haiti e no Chile, no ano de 2010, bem como asações humanitárias que se seguiram, e ainda, a fragilidade de tais ações tópicas,e a consequente ineficácia a médio e longo prazo, deixando tais grupos à mercêde seus azares e sofrimentos silenciosos. Para isso, apresenta-se o paradigmada modernidade tardia que se instala nos países abertos ao desenvolvimentodesigual e combinado do Ocidente capitalista. Após, analisa-se o paradigma decooperação e o da corresponsabilização modernos, baseados em umposicionamento político, econômico e social capitalista que produz uma diretivaambiental degradante. Esta abordagem pretende-se como uma contribuiçãopara o processo necessário de reflexão, visando à construção de um modelocontra-hegemônico.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.