Função socioambiental da propriedade
Resumo
A concepção de propriedade sofreu inúmeras mudanças e influênciasao longo da história dos vários povos, desde a Antiguidade, decorrendodiretamente da organização política adotada. Ao preconizar que a propriedadeatenderá àsua função social, verifica-se a preocupação do legislador emassegurar a plenitude desse direito. Diante disso, foi editado o Estatuto da Cidade,que tem como finalidade democratizar as funções sociais da cidade em proldos habitantes, bem como evidenciar o liame entre direitos e restrições impostasa particulares e ao Poder Público, pela aplicação de instrumento de políticasurbanas. A evolução legal e social, com a edição de leis específicas destinadasa proteger a propriedade e seu âmbito de aproveitamento ultrapassam os limitesdo referido direito, estendendo-se ao precípuo dos fundamentos constitucionais:a dignidade da pessoa humana, de forma concludente e atingindo a acreditadajustiça social.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.