Elementos de responsividade ambiental estatal no enfrentamento dos danos ambientais
Resumo
O objetivo do presente artigo é elencar os elementos da responsividadedo Estado – compartilhada pela sociedade – quando há um dano ambiental e nasua prevenção, a fim de manter o ambiente equilibrado e sadio. Para tanto, otexto divide-se em três temáticas principais: i) responsavidade ambiental comoelemento da relação entre sociedade e Estado; ii) direito/dever de informaçãodiante dos danos ambientais (visão inovadora da Administração Pública); e iii)solidariedade e cooperação como instrumentos de uma governança ampla eglobal, para enfretar os danos ao ambiente. Verifica-se que não há qualquerjustificativa, mesmo com as inúmeras dificuldades (de ordem técnica oufinanceira), para que não se efetive a reparação, compensação ou indenizaçãode um dano ambiental.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.