Entre o mercado e o plano: reflexões sobre a organização em rede
Palavras-chave:
redes, organizações em rede, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, sociedade do conhecimento, teoria computacional da organizaçãoResumo
Este trabalho, originário da troca de idéias junto a um grupo de discussões sobre a gestão do conhecimento, discute características e propriedades das organizações em rede, enfatizando as dimensões econômica e política do conceito. Procura-se estabelecer a rede como uma forma de organização intermediária entre o mercado e a hierarquia, do ponto de vista econômico, ou entre o estado autoritário e as relações individuais anárquicas, do ponto de vista político. Discute-se a base de confiança subjacente à constituição das redes, sob a ótica da teoria dos jogos, e consideram-se ainda as implicações da tecnologia da informação, da globalização e do advento da Sociedade do Conhecimento para a crescente permeação das redes em toda a vida social.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).