Entre o mercado e o plano: reflexões sobre a organização em rede

Autor/innen

  • Ruy Marcelo de Oliveira Pauletti

Schlagworte:

redes, organizações em rede, gestão do conhecimento, tecnologia da informação, sociedade do conhecimento, teoria computacional da organização

Abstract

Este trabalho, originário da troca de idéias junto a um grupo de discussões sobre a gestão do conhecimento, discute características e propriedades das organizações em rede, enfatizando as dimensões econômica e política do conceito. Procura-se estabelecer a rede como uma forma de organização intermediária entre o mercado e a hierarquia, do ponto de vista econômico, ou entre o estado autoritário e as relações individuais anárquicas, do ponto de vista político. Discute-se a base de confiança subjacente à constituição das redes, sob a ótica da teoria dos jogos, e consideram-se ainda as implicações da tecnologia da informação, da globalização e do advento da Sociedade do Conhecimento para a crescente permeação das redes em toda a vida social.

Zitationsvorschlag

Pauletti, R. M. de O. (2003). Entre o mercado e o plano: reflexões sobre a organização em rede. Conexão - Comunicação E Cultura, 1(02). Abgerufen von https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/85