v. 1 n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação

					Visualizar v. 1 n. 02 (2002): Cruzamentos: Literatura e Imprensa; Arte e Comunicação

APRESENTAÇÃO

A possibilidade de diálogos interdisciplinares norteou uma parte expressiva do segundo volume da revista Conexão – Comunicação e Cultura, uma produção da Universidade de Caxias do Sul, por meio do seu Centro de Ciências Humanas, Departamento de Comunicação e Educs. No primeiro segmento, o leitor encontrará cruzamentos significativos entre a história literária e a imprensa. É possível conhecer, sob outro viés, o legado de José Alencar, desta vez o jornalista ferino, que conduziu diversas polêmicas travadas em periódicos do século XIX. Em seguida, percorremos o texto híbrido da crônica, mistura de literatura e jornalismo, pela análise de seus grandes mestres, Machado de Assis, João do Rio e Rubem Braga. As atividades jornalística e política do crítico literário Otto Maria Carpeaux, na Europa que vivia a ascensão do nazismo, também são iluminadas neste volume. Por fim, avançando no campo reservado para a obra de arte, trazemos, na companhia de um encarte colorido, o chamado livro de artista, que compartilha territórios da comunicação e do projeto gráfico.

Na segunda parte da revista, o leitor interessado encontrará discussões pontuais sobre o encontro das histórias em quadrinhos com o universo digitalizado da Web, uma panorâmica dos problemas de informação e comunicação incrustados nos acervos brasileiros de memória, além de uma série de artigos versando sobre a gestão do conhecimento e a expansão das TICs. As abordagens seguintes, relativas à televisão, também situam-se em torno da economia política e das lógicas de mercado. No encerramento, um passeio pelas incertezas da pós-modernidade e suas possíveis articulações em torno da identidade e da marca de grandes organizações.

Com a concretização de mais um número, reunindo articulistas da Universidade de Caxias do Sul, de diversas Universidades brasileiras e do exterior, convidamos à leitura e à colaboração mediante o envio de originais pertinentes à nossa linha editorial, expressa nas páginas finais. Dessa forma, consolidaremos a revista Conexão – Comunicação e Cultura como um espaço aberto de interlocução entre investigadores e de divulgação de suas inquietações, elemento fundamental no cotidiano acadêmico e no fomento à pesquisa.

Cida Golin e Maurício Moraes 
Editores

Publicado: 2003-01-01