Lendo histórias em quadrinhos na Web
Palavras-chave:
quadrinhos, remidiação, WebResumo
No momento em que se situam os quadrinhos – Histórias em Quadrinhos (HQ) – como mídia, torna-se importante refletir sobre seu “encontro” com o universo digitalizado da Web. Não se pode negar a importância de os quadrinhos evoluírem nessa caminhada. Seus leitores são indivíduos de uma sociedade que tem a mídia como um dos elementos fundamentais para o seu funcionamento, e as novas tecnologias, o valor mais difundido. A busca por novos formatos, apropriações e significados por parte dos mídias passa por releituras que irão definir novas formas. Dentro dessa lógica, o presente trabalho procura desenvolver o conceito de remidiação (Boelter e Grusin, 1999) aplicado ao universo dos quadrinhos, refletindo sobre suas lógicas de funcionamento, com destaque para a hipermidiação.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).