Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito
Palavras-chave:
corpo, crime, cinemas noir e neo-noir, semiótica francesa, análise de filmes.Resumo
O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes
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