Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito

Autores/as

  • Odair José Moreira da Silva Universidade de São Paulo

Palabras clave:

corpo, crime, cinemas noir e neo-noir, semiótica francesa, análise de filmes.

Resumen

O gênero noir no cinema estabeleceu um ciclo de filmes que trouxe uma nova forma de visualizar, por meio de um estilo sombrio, as personagens e os seus crimes. Basicamente, o neonoir caracteriza-se por uma retomada do estilo dos filmes noir, explícito ou implícito. A similaridade desses dois gêneros encontra-se na construção de corpos envolvidos na transgressão. O objetivo principal aqui é observar como ocorre o engendramento desses corpos, no intuito de revelar o modo pelo qual os sujeitos envolvidos em uma desprogramação sistemática singularizam-se pelo princípio da inércia (remanência e saturação). Esses corpos rejeitam o previamente programável e fundam um novo sistema axiológico que, do ponto de vista social, os transforma em indivíduos “imperfeitos”. Pelo viés da semiótica francesa, enfatizando a dimensão narrativa dessa teoria, alguns conceitos serão trabalhados para evidenciar tais afirmações nos enunciados fílmicos, entre eles a composição do corpo actancial. O resultado comprova que a desprogramação sistemática, que dá origem aos crimes desses corpos envoltos em sombras, é uma das grandes

Biografía del autor/a

Odair José Moreira da Silva, Universidade de São Paulo

Mestre, Doutor em Semiótica e Linguística Geral pelo Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, pelos mesmos departamento, instituição e universidade, desenvolve o projeto de Pós-doutorado "Prazeres visuais: a significação do corpo nos filmes eróticos hardcore", com apoio da FAPESP (processo 2011/52105-5). E-mail: ojomorsi@gmail.com

Publicado

2014-02-04

Cómo citar

da Silva, O. J. M. (2014). Corpo e sentido no cinema noir: o crime como desprogramação sistemática e singularização do sujeito. Conexão - Comunicação E Cultura, 12(24). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/2429