Cocriação de valor no jornalismo digital:
o caso da GaúchaZH
DOI:
https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.07Palabras clave:
Co-criação de valor, Jornalismo Digital, GaúchaZHResumen
Este artigo teve como objetivo identificar como a interação imprensa-audiência pode cocriar valor para o jornalismo digital. Assim realizou-se um estudo de caso sobre o lançamento da plataforma GaúchaZH, triangulando os dados coletados a partir de uma entrevista, da pesquisa documental por meio de reportagens e da pesquisa bibliográfica. Ainda, foi realizado um tabelamento de tweets da audiência para verificar a sua participação no período de lançamento do novo produto jornalístico. A análise demonstrou que a iniciativa do veículo em buscar a opinião da audiência ajudou a sanar as dificuldades dela e favoreceu um processo de cocriação de valor. Também ocorreu estabelecimento de interação entre o veículo e o público por meio de diferentes pontos de contato pelo ambiente digital, a personalização da plataforma de acordo com o gosto do usuário, a participação em diferentes momentos do processo de implementação e avaliação e a criação de um novo produto/serviço a partir da colaboração.
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