Cocriação de valor no jornalismo digital:

o caso da GaúchaZH

Auteurs-es

  • Amanda Caroline Dörr Ferreira Universidade Ferreira
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Serje Schmidt Universidade Feevale

DOI :

https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.07

Mots-clés :

Co-criação de valor, Jornalismo Digital, GaúchaZH

Résumé

Este artigo teve como objetivo identificar como a interação imprensa-audiência pode cocriar valor para o jornalismo digital. Assim realizou-se um estudo de caso sobre o lançamento da plataforma GaúchaZH, triangulando os dados coletados a partir de uma entrevista, da pesquisa documental por meio de reportagens e da pesquisa bibliográfica. Ainda, foi realizado um tabelamento de tweets da audiência para verificar a sua participação no período de lançamento do novo produto jornalístico. A análise demonstrou que a iniciativa do veículo em buscar a opinião da audiência ajudou a sanar as dificuldades dela e favoreceu um processo de cocriação de valor. Também ocorreu estabelecimento de interação entre o veículo e o público por meio de diferentes pontos de contato pelo ambiente digital, a personalização da plataforma de acordo com o gosto do usuário, a participação em diferentes momentos do processo de implementação e avaliação e a criação de um novo produto/serviço a partir da colaboração.

Bibliographies de l'auteur-e

Amanda Caroline Dörr Ferreira, Universidade Ferreira

Mestra em Indústria Criativa pela Feevale. Bacharela em Jornalismo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0235932770725859, ORCID: orcid.org/0000-0002-6710-7000, e-mail:  amandacdorr@gmail.com.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS. Docente nos Programas de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental e Indústria Criativa e do Mestrado em Administração. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5088882022022801, ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4258-4780, e-mail:dusan@feevale.br.

Serje Schmidt, Universidade Feevale

Doutor em Economia de L'empresa pela UIB e em Administração pela Unisinos. Docente no Mestrado Acadêmico em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa. Bolsista PQ-2. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8827638862193148, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5710-1828, e-mail: serje@feevale.br.

Téléchargements

Publié-e

2025-07-04

Comment citer

Ferreira, A. C. D., Schreiber, D., & Schmidt, S. (2025). Cocriação de valor no jornalismo digital:: o caso da GaúchaZH. Conexão - Comunicação E Cultura, 22(1), e220107. https://doi.org/10.18226/21782687.V22.N01.07