Metáfora, homeostase criativa e construção de sentido na publicidade para mídia impressa

Autores

  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UFC) Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Este artigo busca compreender de que modo a metáfora multimodal na publicidade para mídia impressa propõe um efeito retórico lúdico em seu processo de construção de sentido. Para alcançar este objetivo, utilizamos a Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 2001) e a Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER,2002) na análise de um anúncio premiado pelo Clube de Criação de São Paulo. Como resultado, demonstramos a ocorrência do que chamamos de homeostase criativa: um conjunto de estratégias de codificação que articula signos verbais e visuais, recuperação de inferências, o repertório cultural de um leitor-modelo (cf. ECO, 2004) e o prazer lúdico de entender a comunicação. Sob nosso ponto de vista, a metáfora multimodal potencializa um efeito lúdico, porque os diferentes modos propiciam experiências perceptivas e estéticas distintas que articulam um efeito retórico mais completo.

Biografia do Autor

Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UFC), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Pinheiro (UFC), G. L. de A. (2015). Metáfora, homeostase criativa e construção de sentido na publicidade para mídia impressa. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 129–155. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3830

Edição

Seção

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS