Metáfora, homeostase criativa e construção de sentido na publicidade para mídia impressa

Authors

  • Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UFC) Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo busca compreender de que modo a metáfora multimodal na publicidade para mídia impressa propõe um efeito retórico lúdico em seu processo de construção de sentido. Para alcançar este objetivo, utilizamos a Teoria da Relevância (SPERBER; WILSON, 2001) e a Teoria da Integração Conceptual (FAUCONNIER; TURNER,2002) na análise de um anúncio premiado pelo Clube de Criação de São Paulo. Como resultado, demonstramos a ocorrência do que chamamos de homeostase criativa: um conjunto de estratégias de codificação que articula signos verbais e visuais, recuperação de inferências, o repertório cultural de um leitor-modelo (cf. ECO, 2004) e o prazer lúdico de entender a comunicação. Sob nosso ponto de vista, a metáfora multimodal potencializa um efeito lúdico, porque os diferentes modos propiciam experiências perceptivas e estéticas distintas que articulam um efeito retórico mais completo.

Author Biography

Gustavo Luiz de Abreu Pinheiro (UFC), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

How to Cite

Pinheiro (UFC), G. L. de A. (2015). Metáfora, homeostase criativa e construção de sentido na publicidade para mídia impressa. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 129–155. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3830

Issue

Section

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS