A utilização da metáfora "cultura é um contêiner" e sua contextualização multimodal em uma interação intercultural: uma análise a partir das perspectivas comunicativas e extracomunicativas

Autores

  • Ulrike Schröder (UFMG) Universidade de Caxias do Sul
  • Mariana Carneiro Mendes (UFMG)

Resumo

Muitas teorias dos Estudos Culturais postulam a superação da cultura nacional e sua expressão na metáfora CULTURA É UM CONTÊINER pelo fenômeno da transculturalidade. Em oposição a tal visão extracomunicativa, a análise de trechos de uma interação real entre brasileiros e alemães, na qual os participantes tematizam aspectos culturais, revela que tal metáfora continua tendo um papel importante para os participantes. Com base na Teoria Cognitiva da Metáfora, mostraremos que a metáfora CULTURA É UM CONTÊINER aparece tanto em expressões verbais quanto em gestos espontâneos, assumindo funções pragmáticas para lidar com a complexidade de um encontro intercultural. Tais resultados tanto apontam a necessidade da integração de uma perspectiva comunicativa, como também ilustram a importância de uma análise da metáfora cognitiva no seu processo de uso e na sua multimodalidade, com base em interações reais filmadas.

Biografia do Autor

Ulrike Schröder (UFMG), Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras. Professor no Programa de Pós-graduação em Letras, Cultura e Regionalidade.

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Como Citar

Schröder (UFMG), U., & Mendes (UFMG), M. C. (2015). A utilização da metáfora "cultura é um contêiner" e sua contextualização multimodal em uma interação intercultural: uma análise a partir das perspectivas comunicativas e extracomunicativas. ANTARES: Letras E Humanidades, 7(14), 107–128. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3829

Edição

Seção

DOSSIÊ MULTIMODALIDADE DA LINGUAGEM E METÁFORAS VERBAIS E VISUAIS