A utilização da metáfora "cultura é um contêiner" e sua contextualização multimodal em uma interação intercultural: uma análise a partir das perspectivas comunicativas e extracomunicativas
Abstract
Muitas teorias dos Estudos Culturais postulam a superação da cultura nacional e sua expressão na metáfora CULTURA É UM CONTÊINER pelo fenômeno da transculturalidade. Em oposição a tal visão extracomunicativa, a análise de trechos de uma interação real entre brasileiros e alemães, na qual os participantes tematizam aspectos culturais, revela que tal metáfora continua tendo um papel importante para os participantes. Com base na Teoria Cognitiva da Metáfora, mostraremos que a metáfora CULTURA É UM CONTÊINER aparece tanto em expressões verbais quanto em gestos espontâneos, assumindo funções pragmáticas para lidar com a complexidade de um encontro intercultural. Tais resultados tanto apontam a necessidade da integração de uma perspectiva comunicativa, como também ilustram a importância de uma análise da metáfora cognitiva no seu processo de uso e na sua multimodalidade, com base em interações reais filmadas.