Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest
Palavras-chave:
Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.Resumo
O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.