Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest

Authors

  • Maria Carolina Porcino (UFES) UFES
  • Kyria Rebeca Finardi (UFES) Universidade Federal do Espirito Santo

Keywords:

Webquest. Ensino e aprendizagem de Inglês. Cidadania. Letramento digital crítico.

Abstract

O trabalho descreve uma proposta de WebQuest para o ensino de inglês como língua estrangeira que visa, por meio do letramento digital e crítico, a auxiliar o desenvolvimento das competências comunicativas e do senso de cidadania do aprendiz. A proposta de WebQuest é construída com base nas teorias sociocultural, da inteligência coletiva e do aprendizado situado e nos conceitos de letramento digital e crítico. A análise da proposta da WebQuest "English and Citizenship" sugere que essa ferramenta pode ser uma alternativa ou complemento relevante para o ensino de inglês tradicional ou híbrido, na medida em que alia ao ensino de línguas uma perspectiva situada contribuindo para o exercício de agência e do pensamento crítico do aprendiz no mundo globalizado e digital. Além disso, a Webquest auxilia no desenvolvimento da competência linguística na língua-alvo, do letramento digital crítico e da cidadania do indivíduo.

Author Biographies

Maria Carolina Porcino (UFES), UFES

Mestre em estudos linguísticos pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos da UFES    

Kyria Rebeca Finardi (UFES), Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Linguística Aplicada e professora do do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e dos Programas de Pós Graduação em Linguística (PPGEL) e Educação (PPGE) da UFES

Published

2016-06-21

How to Cite

Porcino (UFES), M. C., & Finardi (UFES), K. R. (2016). Construção de cidadania por meio do ensino de língua estrangeira e do letramento digital: uma proposta de WebQuest. ANTARES: Letras E Humanidades, 8(15), 144–166. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/3407

Issue

Section

SEÇÃO GERAL