“Teatrão comercial”: análises da recepção e da crítica de Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
Palavras-chave:
Gota d’água, Recepção, Crítica, Teatro comercial, Ditadura militar brasileira.Resumo
Apesar de ter grande sucesso com o público, a peça teatral Gota d’água, de 1975, contabilizou um número considerável de críticas negativas, que a estabeleceram como um teatro de apelo comercial, e, portanto, capitalista conformado com o autoritarismo da ditadura militar. Dessa forma, o objetivo deste artigo é fundamentar um paralelo entre o triunfo da audiência do espetáculo e as reflexões sobre as perspectivas da arte no mercado e do teatro de responsabilidade sociopolítica de acordo com os intelectuais – não apenas dos anos 70 do século XX no Brasil como também aqueles que demarcaram essas concepções ao longo do tempo e dentro da historiografia do teatro nacional.Downloads
Publicado
2023-05-13
Como Citar
Puga, D. (2023). “Teatrão comercial”: análises da recepção e da crítica de Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes. ANTARES: Letras E Humanidades, 15(35). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10943
Edição
Seção
SEÇÃO GERAL